Publicamos hoje, 12 de março de 2017, a classificação final do XV Concurso "Fritz Teixeira de Salles" de Poesia.

Confira aqui



Monte Sião – a cidade

 

Oficialmente fundada em 29 de março de 1849 por portugueses, foi colonizada por italianos a partir de 1889. Arraial do Jaboticabal foi seu primeiro nome, sendo que o atual foi dado por três missionários que, em 1850, notaram semelhança entre o Morro Pelado, ao sul do município, na fronteira com Águas de Lindoia, com o Monte Sion, na Palestina, aportuguesado para Monte Sião. Monte-sionense é o gentílico para quem nasce em Monte Sião.

O município tem a área de 292 km², e, embora pequeno, não é o menor de Minas Gerais, porém maior que quatro países europeus – Mônaco, San Marino, Liechstenstein e Vaticano. Pelo censo de 2010 a população de Monte Sião era de 20 870 habitantes. Sua altitude é de 850m.

A cidade está localizada no sul de Minas Gerais e faz divisa com o Estado de São Paulo. O centro da cidade está apenas a mil metros do limite com o estado paulista, porém muitas casas pertencentes a diversos bairros já se encontram exatamente na linha divisória.

A economia da cidade fundamenta-se na industrialização e comércio do tricô. Mais de mil lojas e malharias compõem esse cenário econômico que consome toda a mão de obra do município, habilitada ou não, conferindo a Monte Sião o privilégio de cidade sem desemprego.

Além da compra do tricô e do Museu, a cidade oferece aos turistas visitas à Porcelana Monte Sião, ao Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e, ao lado do templo, Sala das Graças e loja para venda de recordações religiosas, Lar São José (abrigo Vicentino para idosos), Mosteiro da Santíssima Trindade, Imagem da Padroeira, instalada no Mirante da AAM, Reavida (Recanto de Apoio à Vida) e Igrejinha do Rosário.

A rede hoteleira tem qualidade variada, porém suficiente para acomodar o turista. Conta com hotéis-fazenda, pousadas urbanas e rurais. Diversos pesqueiros, confortáveis e atraentes, recebem o visitante com variedade de peixes, bar e restaurante.